SERVIÇOS
Os processos urbanísticos são um problema para si?
|
Acredito que o cumprimento das normas e regulamentos é uma mais-valia para a gestão bem-sucedida de um projeto imobiliário!
|
Organização
|
Listas de verificação
|
Emissão de informações e pareceres técnico-normativosA informação ou o parecer técnico-normativo é um documento técnico que apresenta uma análise detalhada sobre uma questão específica - no caso no âmbito do urbanismo, da arquitectura, do imobiliário, do ordenamento do território, do ambiente e do património cultural – para orientar e esclarecer dúvidas. É uma ferramenta estratégica que pode ser utilizada sempre que se está perante uma dúvida, judicial ou não, que tem a finalidade de orientar decisões com fase em argumentos sólidos fundamentados nas normas aplicáveis. Além disso, pode ajudar a antecipar problemas, economizando tempo e recursos a longo prazo. Isso porque, ao identificar o contexto normativo numa determinada situação, é possível ajustar estratégias de forma proativa, em vez de reagir a crises à medida que elas surgem. Na prática, a função da informação ou do parecer técnico-normativo é apresentar os possíveis cenários e as melhores estratégias a serem adotadas para solucionar o problema em questão, de maneira técnica e, também, didática. Por isso, apesar de conter detalhes técnicos, o documento é redigido em linguagem clara e compreensível para garantir o entendimento de todos aqueles a quem se destina. |
O que dizem
-
Conheço a Paula Morais há mais de uma década, com quem mantenho um constante intercâmbio de conhecimentos. Foi assim como autarca, como advogado e consultor jurídico e até como autor literário. É notável a transversalidade dos seus conhecimentos, que advém do seu contínuo estudo, atualização de legislação - nacional e de tantos municípios do país -, da sua mundividência humanista e de um apurado pensamento crítico. A Paula Morais é, assim, uma mulher rara, uma mulher inquieta, que questiona a causa das coisas, nomeadamente das que não resultam claras, seja no âmbito da interpretação da lei urbanística, seja no modo como um problema pode ser encarado e resolvido sob vários prismas. Por isso, mostra-se sobretudo imprescindível a quem a pretenda instruir processos urbanísticos, não só pelo domínio das ferramentas digitais e legislação que variam de município para município, mas sobretudo pelo critério que coloca na submissão de cada pretensão.
Alberto Santos - Advogado
Tem tudo pronto para começar a trabalhar?
|